• Atualize-se

      sábado, 28 de novembro de 2015

      Tecnologia ajuda a mapear perfil de atletas nas Paralimpíadas Escolares


      Ciência e tecnologia unidas em busca da melhora no rendimento dos atletas nas Paralimpíadas Escolares, em Natal. Coordenado pelo professor José Irineu Gorla, o projeto chamado de Perfil Antropométrico e da Composição Corporal de Atletas das Paralimpíadas Escolares coleta dados como altura, peso e diâmetro dos ossos para que seja elaborado um relatório comparando a composição corporal dos jovens em idade escolar com os atletas das seleções paralímpicas brasileiras. Com base na Unicamp, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileira e Academia Paralímpica Brasileira, o trabalho dos pesquisadores mapeia o rendimento físico dos atletas durante as competições. Esta é a primeira vez que esse trabalho é feito em uma competição desse porte no Brasil. Eles contam também com ajuda de um software desenvolvido na Finlândia que é capaz de monitorar a frequência cardíaca e outras variáveis fisiológicas.

      (Foto: Carlos Cruz / GloboEsporte.com)

      - Com esses dados, a gente pode traçar um perfil antropométrico dos atletas que participam das Paralimpíadas, para que a gente construa depois um radar e, dentro desse radar, ver onde esse atleta escolar tem proximidade com atletas de alto rendimento paralímpico. Com algumas seleções já é feito esse trabalho - explica.

      Gorla, que tem 28 anos de experiência com trabalho de esportes adaptados, conta que aproximadamente 150 atletas dos 700 que estão em Natal para os jogos foram mapeados. O professor diz ainda que o material colhido servirá para a elaboração de um relatório a ser entregue ao CPB e aos treinadores das delegações envolvidas nos jogos.

      - Todo esse trabalho é para melhorar o rendimento do atleta, para melhorar as condições de trabalho físico, dar suporte às equipes, para que os técnicos façam planejamento de preparação pautado na ciência, em dados concretos - afirma.

      (Foto: Carlos Cruz / GloboEsporte.com)

      Fonte: GloboEsporte.com (RN)
      • Comentários - Blogger
      • Comentários - Facebook
      Item Reviewed: Tecnologia ajuda a mapear perfil de atletas nas Paralimpíadas Escolares Rating: 5 Reviewed By: Welesson Almeida