Reunidos durante a manhã e a tarde desta quinta-feira, no Centro de Eventos do Beira-Rio, em Porto Alegre, os representantes dos 15 clubes que integram a Primeira Liga fizeram mais do que aprovar de vez o regulamento do torneio para 2016. Lado a lado na mesma mesa, presidentes e dirigentes de clubes e federações trataram ainda de projetar e lançar ideias para a evolução da organização no futuro. Tudo isso com direito a planos ambiciosos de integrar paulistas a partir de 2017, de criar uma espécie de Copa dos Campeões com vaga à Libertadores e de acrescentar mais verba às equipes em um período de vacas magras.
É o que assegura o presidente da Liga e do Cruzeiro, Gilvan Pinho Tavares, em um discurso inflamado por projeções e sonhos para a iniciativa. Em contato com a imprensa após a reunião, o dirigente esboçou até mesmo uma nova competição. O torneio serviria para reunir os campeões da Copa Verde (Regiões Norte e Centro-Oeste), Copa do Nordeste e Primeira Liga, com integrantes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com direito a vaga na Libertadores como prêmio ao vencedor.
- É possível. Temos que pensar em muitas coisas. Nem todos os grandes clubes brasileiros conseguem classificação à Libertadores. É o sonho de todo o clube. Quem sabe a gente não consiga para o futuro uma coisa diferente? Não tem o torneio do Nordeste? A liga Verde, a Sul-Minas Rio? Quem sabe a gente não consegue fazer o torneio com os campeões de cada uma dessas competições, com uma vaga na Libertadores. A CBF não tinha pensado nisso. Hoje surgiu essa ideia - projeta o presidente.
Paulistas em 2017?
Atualmente, a Primeira Liga reúne 15 clubes do futebol brasileiro: América-MG, Avaí, Atlético-MG, Atlético-PR, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense, Fluminense, Flamengo, Inter, Joinville, Grêmio e Paraná. A primeira versão do torneio, por sua vez, agrupará apenas 12 equipes. E não por falta de interesse de outras equipes.
(Foto: Eduardo Deconto / GloboEsporte.com)
De acordo com o presidente, até um dos grandes de São Paulo - sem revelar nomes - já o procuraram para fazer parte da organização. A falta de datas para 2016, contudo, impediu o ingresso da equipe. Nada que feche as portas para uma eventual anexação em 2017.
- O calendário já estava pronto. Não podemos sequer colocar mais clubes na Liga. Outros grandes clubes do futebol brasileiro queriam entrar, mas não podíamos trazê-los, porque não dispúnhamos de data. Esperamos que em 2017, a gente tenha mais clubes e que a Liga fique mais rentável. Eu tenho muita esperança de que quando virem que funciona, eles venham também. Eu já recebi até pedido de clube de São Paulo querendo fazer parte da Liga - assegura Gilvan.
Com informações: GloboEsporte.com (RS)