A Associação Sportiva Sociedade Unida - ASSU festeja hoje, dia 10 de janeiro de 2017, 15 anos de história. Ao longo do tempo, o clube da região do Vale do Açu deu muitas alegrias ao seu torcedor.
Em 2002, o Atlético Piranhas desistiu de disputar o Estadual, com o Edgarzão pronto, a Liga Açuense de Desportos (LAD) juntamente com torcedores, se mobilizaram e decidiram agarrar a vaga no campeonato.
Os anos foram passando e os bons momentos foram surgindo. Em 2007, por exemplo, o ASSU goleou o ABC por 5 a 0, em pleno o Estádio Frasqueirão, em Natal. Os gols do Camaleão foram marcados por Leandro (2), Marcelo Assuense (1), Carlinhos (1) e Marielson (1).
(Elenco Campeão da Copa RN 2009)
O primeiro título do clube veio em 2009, quando o Camaleão do Vale conquistou a Copa Rio Grande do Norte, equivalente ao 1º Turno do Estadual, após um empate contra o Santa Cruz do Trairi, no Edgarzão.
(Luciano Paraíba, destaque na primeira final do Estadual 2009)
Com o título da Copa RN (1º Turno), o ASSU conquistou também uma vaga na Copa do Brasil de 2010 e se classificou para a decisão final do Campeonato Potiguar daquele ano. Na decisão, o adversário foi outro clube do interior, o Potyguar de Currais Novos.
Na primeira partida, a torcida do Camaleão enlouqueceu nas arquibancadas do Edgarzão. O time da Terra dos Poetas goleou os seridoenses pelo placar de 4 a 1, colocando uma mão na taça.
Os gols do ASSU foram marcados por Marcelo Assuense, Pantera e Luciano Paraíba (foto) que marcou duas vezes. O Potyguar descontou com o meia Thiago.
Na segunda partida, o Potyguar venceu por 2 a 1 no Marizão, em Caicó. Mas apesar da derrota no jogo da volta, o ASSU sagrou-se Campeão Potiguar de 2009, sendo o clube mais jovem do país a conquistar um Estadual.
Em 2010, o clube disputou a Copa do Brasil. Porém, mesmo jogando em casa o ASSU foi desclassificado pelo Atlético/GO, que naquele ano disputava a Série A. A partida terminou 3 a 0 para o clube goiano.
Em 2014, o Camaleão do Vale foi rebaixado para 2ª Divisão do Estadual, vivenciando o momento mais difícil de toda a sua história. Mas, o clube não baixou a cabeça e retornou com autoridade para a elite do futebol estadual.
Na Segundona, o ASSU obteve 89% de aproveitamento, com 5 vitórias e apenas 1 empate. Além disso, o Camaleão terminou o campeonato com a melhor defesa e o melhor ataque.
(Elenco Campeão da 2ª Divisão em 2015 - Foto: Jota Santos)
De 2002 (ano de fundação do clube) até 2016, Erasmo defendeu as cores do ASSU. Indiscutivelmente, um ídolo do Camaleão!
Além de Erasmo, grandes jogadores fizeram história no clube, como: Marcelo Assuense (maior artilheiro do ASSU até hoje), Luciano Paraíba, entre outros.
Categorias de Base
O Camaleãozinho também proporcionou momentos inesquecíveis à torcida alviverde. Em 2012, os jovens garotos venceram um jogo extra da categoria Sub-18 contra o Visão Celeste, conquistando pela primeira vez uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Na Copinha, o ASSU não venceu nenhum dos 3 jogos na 1ª fase, mas conseguiu revelar grandes atletas. Dentre eles, o atual zagueiro da equipe Alyson Romeu e o promissor Roldão Neto.
Nesta terça-feira, o clube fará um evento comemorativo em um restaurante da cidade. Na oportunidade será apresentado o novo uniforme, a musa de 2017, uma homenagem ao ex-goleiro Erasmo e muito mais!
A estreia do Campeonato Potiguar de 2017 acontecerá no próximo domingo (15), contra o Potiguar de Mossoró, no Estádio Edgarzão, às 17h.
RESENHA NEWS - O Site Esportivo do RN
Sou verde e branco de coração
Sou assuense sou campeão
Tenho nos craques o melhor futebol
Drible no campo sempre acaba em gol
O nosso time é arte e fé,
Levanta torcida olé!
O nosso time é emoção,
levanta camaleão!
ASSU, ASSU, ASSU !
Com muita garra, amor e fibra,
Honrando nossa camisa
Associação Sportiva Sociedade Unida.
Parabéns Camaleão!