11 dias depois da saída de José Cortina, o ASSU anunciou um novo treinador. Trata-se do ex-atacante do clube do Vale do Açu, João Menezes, ou simplesmente Barata. O técnico esteve no comando do Baraúnas no 1º Turno do Estadual, terminando na 4ª colocação com 10 pontos obtendo um aproveitamento de 48% (3 vitórias, 1 empate e 3 derrotas).
(Foto: Canindé Pereira)
Em entrevista ao programa Princesa Esportiva da Rádio Princesa do Vale, o presidente do ASSU, Leônidas Neto, elogiou bastante o treinador, destacando principalmente, a história de Barata com o clube e a cidade do Vale: "Eu senti em Barata o empenho e aquela aceitação em querer vir para o time do ASSU".
Leônidas lembrou das dificuldades financeiras que todo clube sazonal enfrenta. Sobre a parceria do clube com a Assiscol Sports, o presidente afirmou que: "A gente sabe que a parceria saiu, quando eu digo saiu é porque não me deu mais resposta. O empresário Juan que vinha no dia 17 não me deu mais notícia, não veio ao Brasil e existe muita especulação, mas o que a gente tem de realidade é que não se posicionaram ainda com relação à parceria".
(Foto: ASSU / Divulgação)
O auxiliar técnico de Barata será Damião Oliveira. O presidente falou sobre a relação de Damião, Barata e o Camaleão, confira:
"Damião é um símbolo do time do ASSU, sempre 'tá' presente, sempre 'tá' com a gente, sempre conversando. Ele sabe do caso que eu lhe coloquei como interino, ele não cria problema com relação à essa vinda de um novo treinador", afirmou Leônidas.
"A gente sabe que Barata é nosso, é daqui, é da casa, é uma pessoa muito acessível a todos nós, foi jogador de todos os times do Assu, do Cruzeiro, da Casa Júnior, ajudou o Camaleão em 2009, eu acho que a gente tem que pensar grande, como time, como sociedade, como cidade, dá oportunidade a um treinador que fez um bom trabalho no Baraúnas. Toda a crônica esportiva do Rio Grande do Norte elogiou o trabalho que Barata fez no Baraúnas, pegou um time já no final de dezembro e levou o time ao 4º lugar no campeonato com chances de disputar a final do turno (...)", concluiu.
Aos 44 anos, Barata se sentirá em casa! O ASSU será o seu segundo clube na profissão de treinador, como auxiliar técnico, trabalhou no ABC (2012), Icasa/CE (2014), Treze/PB (2014) e América de Natal (2015).
Como jogador, Barata encerrou a carreira em 2010 no Ceilândia/DF. Foi Campeão Potiguar pelo ABC em três oportunidades: 1994, 1995 e em 2005, fazendo 3 (três) gols na final contra o América, em 2009 repetiu o feito vestindo a camisa do Camaleão do Vale. Também em 2009, conquistou o acesso à Série C pelo Alecrim.
(Foto: Blog Tatutom Sports)
Além disso, atuou no Itaperuna/RJ (clube que iniciou a carreira), Fluminense/RJ, Ponte Preta/SP, Tenerife da Espanha, Mérida da Espanha e Sporting Braga de Portugal, neste último clube conseguiu marcar dois recordes no futebol português, sendo o primeiro jogador a marcar 25 gols no campeonato nacional, além de ter marcado 5 gols em uma única partida.
Barata é atualmente o maior goleador potiguar na Europa, com cerca de 100 gols marcados.
RESENHA NEWS - O Site Esportivo do RN
"Sirva pois a tua benignidade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo." (Salmos 119:76)