• Atualize-se

    quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

    CENTÉSIMA EDIÇÃO! Uma breve análise do futebol potiguar ao longo do tempo

    Com o mesmo presidente desde 2007 e com ele a frente no mínimo até 2022, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) organiza este ano a edição de número 100 do Campeonato Potiguar. Destacaremos algumas curiosidades envolvendo o futebol potiguar ao longo do tempo!


    Desde 1991 não tínhamos um número tão pequeno de equipes do interior disputando o Estadual, atualmente só nos restam ASSU e Potiguar de Mossoró. Com ABC e América, os dois principais clubes desde a fundação da competição em 1919, vivenciando momentos complicados se compararmos ao final da década passada (2000-2010), isso nos mostra que a cada ano o futebol potiguar aparece menos no cenário nacional ou até mesmo regional.


    Mas... O que falar de um campeonato em sua centésima edição não ser transmitido por nenhuma emissora de TV? Você torcedor, já procurou algum vídeo no YouTube com os melhores momentos das partidas da 1ª ou 2ª Rodada? Talvez, nosso futebol esteja mais escondido do que imaginávamos.

    A cada ano vemos um clube de história se licenciar, sobretudo do interior. Muitos lembram-se do Iberezão lotado torcendo pelo Gavião do Trairy, do clássico PotiBa com o Nogueirão "fervendo" que não acontecerá este ano, do Potyguar de Currais Novos vice-campeão em 2009, do Coríntians de Caicó primeiro campeão interiorano, do Touro de São Gonçalo, da Pauferrense, do Macau, entre tantos e tantos que só vemos nos anais. Só lembranças!!!


    Nesta 100ª edição, o América jogará todos os 7 (sete) jogos no 1º Turno em Natal, sendo 6 (seis) deles na Arena das Dunas, inclusive depois do clássico-rei de domingo os próximos 4 (quatro) jogos será na Arena. Recentemente, o presidente do Força e Luz "dedurou" uma possível irregularidade no jogo entre Potiguar e Palmeira na estreia do Estadual, ambos clubes poderão perder até 6 (seis) pontos. Enfim... O que será do nosso futebol?

    Sem pelo menos um representante potiguar na Série B desde 2017, com um dos dois maiores clubes em história do estado "atolado" na Série D, a realidade do futebol potiguar fica a cada ano mais complicada. Enquanto os estados vizinhos brilham no cenário nacional com Ceará, Fortaleza, CSA de Alagoas, Sport, Bahia, Vitória, entre outros, o Rio Grande do Norte vai ficando para trás.

    De 2000 para cá, esses são os clubes que passaram pela Primeira Divisão e estão licenciados ou ainda buscam disputar a Divisão de Acesso:

    - Alecrim
    - Baraúnas
    - Atlético Piranhas
    - Coríntians de Caicó
    - SE Pauferrense
    - São Gonçalo
    - São Paulo de Parnamirim
    - SC Parnamirim
    - Potiguar de Parnamirim
    - Potyguar de Currais Novos
    - Atlético Potengi
    - Caicó EC
    - SC Santa Cruz
    - Macau EC
    - Guamaré
    - Real Independente
    - Centenário de Pau dos Ferros


    RESENHA NEWS FC - O Blog Esportivo do RN
    • Comentários - Blogger
    • Comentários - Facebook
    Item Reviewed: CENTÉSIMA EDIÇÃO! Uma breve análise do futebol potiguar ao longo do tempo Rating: 5 Reviewed By: Welesson Almeida
    Scroll to Top