(Foto: Divulgação / Globo FC)
O treinador da equipe sub-19 do Globo, Rafael Chaves, voltou no começo dessa semana de São Paulo, onde passou 10 dias no Palmeiras, fazendo um estágio relacionado as categorias de base diretamente.
Lá ele teve acesso a todo o processo da formação de um atleta, desde de sua captação, período de teste, trabalho de instrução tática/técnica, preparação física até a ida para a equipe principal, sempre acompanhado pelos profissionais responsável por cada etapa, onde na foto identifica-se, da esquerda para direita, Leandro Zago (Auxiliar técnico sub-20), João Burse (treinador sub-20) e Danilo Minutti (preparador de goleiros), Rafael está é 4º.
Quando questionado sobre o que esse estágio provocou em sua carreira e ao o Globo, Rafael disse: "Foi uma experiência muito rica, onde tive a oportunidade de conhecer profissionais extremamente competentes. Conheci a forma de trabalho, troca de conhecimento, onde tive muito mais o que aprender, além de conhecer a estrutura de um dos maiores clubes do Brasil. Vou levar esse aprendizado para minha carreira profissional, consequentemente para o Globo, minha atual casa."
O centro de formação de atletas do Palmeiras é referência em todo o país, pela estrutura física e pelos profissionais envolvidos no processo, resultado disso é a consolidação de uma das maiores joias do futebol brasileiro, o Gabriel Jesus, que aos 18 anos já é titular da equipe principal.
"Há diferença sim entre o Rio Grande do Norte e São Paulo no quesito de categoria de base, muito pelo fato das receitas dos clubes paulistas serem bem superiores aos do nosso estado, portanto, o investimento é maior na categoria de base, seja ela com relação aos atletas, aos profissionais envolvidos no processo e na estrutura física. Mas no RN tem muita s categorias de base e trabalhos bem feitos sim, não é à toa que temos jogadores potiguares atuando nas principais divisões do futebol brasileiro, inclusive em clubes paulistas. " Disse Rafael Chaves.
O presidente Marconi Barretto disse: "É muito importante esse 'intercâmbio', pois conhecimento nunca é demais, ainda mais vindo de um clube grande como é o Palmeiras.
Com o sucesso dessa viagem, Rafael já estuda em visitar outras equipes do Brasil, no intuito de pegar experiência e idéia à serem implantadas no Globo.
Texto: Diogenes Baracho (Site Oficial do Globo FC)