Recentemente rebaixados para a Série D, equivalente ao último degrau do campeonato nacional, os dois tradicionais clubes brasileiros América de Natal e Portuguesa/SP vivenciam o pior momento de suas respectivas histórias.
Assim como alguns clubes do nosso país chegaram à 4ª Divisão e conseguiram voltar pelo menos à Série C, todo amante do futebol torce para que o futebol brasileiro seja contemplado com times de tradições.
A pergunta é: Será que América/RN e Portuguesa/SP, clubes tradicionais do nosso país, conseguirão se reerguer?
Quem não lembra do praticamente extinto Grêmio Barueri/SP que recentemente esteve na Série A? Em 2009 e 2010, o clube da grande São Paulo vivenciou seu melhor momento no cenário nacional, porém foi caindo de ladeira abaixo. Hoje o clube disputa apenas a última divisão estadual.
Vice-campeão da Série A em 2001, o São Caetano, desceu para Série D em 2014 e sem obter êxito, o Azulão amarga atualmente o pior momento da sua história, sem muitos recursos, o São Caetano não tem forças para reestruturar. Outro tradicional clube de SP que não conseguiu se manter no cenário nacional foi o Santo André, o clube que já foi campeão da Copa do Brasil em 2004 e vice-campeão Paulista em 2010, disputou pela última vez a Série D no ano de 2013.
Outros tradicionais clubes do Brasil são os rivais: Brasiliense e Gama. Ambos clubes da capital do país estão "desaparecidos". Em 2014, o Brasiliense disputou a Série D e não apareceu mais no cenário nacional, já o Gama disputou pela última vez a Série D em 2015.
No estado do Rio de Janeiro mais dois clubes tradicionais estão sem disputar sequer a Série D, o Bangu que chegou ao vice-campeonato brasileiro da Série A em 1985, além do América/RJ.
Presente na Série A de 2008, o Ipatinga caiu, caiu e chegou praticamente ao fundo do poço. Durante sua decadência, o clube mineiro mudou-se para a cidade de Betim/MG, levando consigo o nome de Betim FC. Em 2014, o clube retornou às suas origens e voltou a se chamar Ipatinga FC, neste ano, chegou a disputar a Série D, mas não conseguiu subir de divisão ficando de campeonatos nacioanais. A equipe encontra-se à 5 temporadas no Módulo II, do Campeonato Mineiro.
Num passado não muito distante, o Icasa desceu da "B" para "C", em 2014. No ano seguinte fez a pior campanha da Série C e foi rebaixado para a 4ª Divisão. Em 2016, a equipe cearense ficou em 65ª na Série D, além de ter sido rebaixada para a Segunda Divisão do Estadual.
Enquanto alguns vão "desaparecendo", outros clubes como Boa Esporte, Chapecoense, Luverdense, Tupi e Oeste, vão ganhando mais espaço no cenário futebolístico nacional.
Destinos diferentes:
Em 2010, o Santa Cruz/PE desceu para Série D e conseguiu retornar à Série A.
Em 2010, o Juventude desceu para Série D, porém, recentemente conseguiu o acesso à Série B.
Em 2011, o Clube do Remo ficou fora de série, atualmente está na Série C.
Em 2016, o Treze não subiu da "D" para "C".